Há um certo tempo atrás, esta pergunta seria facilmente respondida: mulheres. São elas que carregam o estigma de consumistas. Mas quando se trata do homem moderno, surgem as dúvidas. Mais vaidosos e com melhor poder aquisitivo, eles estão roubando o posto tradicionalmente feminino. De acordo com a pesquisa IBOPE Mídia, divulgada esta semana, os homens gastam, em compras pessoais, cerca de 15% a mais do que as mulheres. A média é de R$ 482 mensais em compras feitas pelo cartão de crédito. A pesquisa “Novo Homem” analisou o comportamento e os hábitos do homem do novo século e ouviu a população masculina, com 18 anos ou mais, em onze regiões metropolitanas do País (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). O levantamento apontou ainda algumas características deste Homem Contemporâneo. Se engana quem pensa que a independência para eles é morar sozinho. Os dados mostram que 61% dos homens de 25 anos ou mais, mesmo independentes financeiramente, preferem morar com os pais. Apenas 12% dos homens pesquisados moram sozinhos.
Do escritório para a cozinha
Um dos jargões machistas mais conhecidos é “lugar de mulher é na cozinha”. Mas este não é mais um espaço essencialmente feminino. Segundo a mesma pesquisa, o interesse pela cozinha do novo homem ganhou importância nos últimos anos, especialmente entre os porto-alegrenses e os que têm mais de 40 anos. Essa mudança de hábito é ilustrada na realização de atividades cotidianas. Segundo os dados, 60% dos homens fazem compras no mercado e 70% deles executam tarefas domésticas.
Se depender do “Novo Homem” as feministas de plantão podem comemorar!
NIcholas, isso é apenas uma reflexão para estarmos discutindo o assunto!
O ser humano numa sociedade moderna e de tantas facilidades para sedução do consumo sente dificuldades, independentemente do sexo, para conter a sua ansiedade!
Gostei do seu comentário.
Isso não comprova que homens são mais consumistas, tendo em vista que muitas vezes as mulheres usam o cartão de crédito de seus marido.
O jovem, em geral, por ser bombardeado com uma mídia consumista que faz o inútil se tornar indispensável, acaba cedendo ao consumo exacerbado desnecessário às vezes até para se “encaixar” nesse tipo de sociedade criada
Isso mesmo, mas devemos desviar dessa armadilha e estabelecer um mecanismo interno e inteligente para controlar a nossa ansiedade de consumo.
Valeu pela reflexão.