Apresentação Descritiva

Certa vez, numa das aulas de matemática, o professor lançava estratégias para ampliar o conhecimento sobre pequenas ações financeiras que seus alunos poderiam realizar, como: planejar a compra de uma roupa, um jogo eletrônico, uma festa e uma viagem. Daí surgiu a necessidade de planejar a retenção do dinheiro, a sua quantia e o tempo que levaria para aquisição de um bem. O resultado para quem acreditou na possibilidade veio com sucesso. Desde então, alunos e professores, engajados nesta proposta, viabilizaram o conhecimento financeiro, através dos recursos da tecnologia. Segue abaixo, a organização descritiva deste projeto:

1 – Título:

MOEDA & Cia.

 

2 – Objetivo Geral:

Propiciar o aprendizado de educação financeira, a partir de estratégias pedagógicas de colaboração e estabelecidas com os recursos da tecnologia.

 

3 – Objetivos Específicos:

3.1 – Ampliar os conhecimentos da matemática, sob o ponto de vista financeiro.

3.2 – Entender a diferença entre consumo e consumismo.

3.3 – Desenvolver ações pró-ativas de economia para garantia de um benefício futuro.

3.4 – Aprender estratégias de investimentos.

3.5 – Ter a visão de mercado financeiro e o seu mecanismo.

3.6 – Conhecer o potencial financeiro familiar e estabelecer planejamento econômico.

3.6 – Socializar as idéias e experiências positivas e negativas para trocar e enriquecer os conhecimentos.

3.7 – Formar opinião e orientação para o empreendedorismo.

 

4 – Clientela:

4.1 – Alunos: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos);  Ensino Médio (1ª a 3ª séries) e Ensino Superior.

4.2 – Professores: Matemática, Gestão e Plano de Negócios, Empreendedorismo, Economia e outras áreas do conhecimento.

4.3 – Familiares e comunidade: responsáveis dos alunos, pais e comunidade.

 

5 – Metodologia:

A aprendizagem em parceria e de colaboração tem como estratégia principal desse projeto, propiciar a ampliação do conhecimento a respeito da educação financeira, através de instrumentos que viabilize a segurança, a organização e a qualidade de vida no futuro das pessoas.

 

6 – Desenvolvimento:

6.1 –  Estrutura Organizacional: é formada por 4 (quatro) departamentos, com responsabilidades definidas pelo perfil de cada aluno.

a) Redação – preparação dos textos e revisão das artes visuais.

b) Produção – construção e manutenção do ambiente virtual (portais, blogs, chats, fórum e estrutura).

c) Comercial – divulgação e atualização do histórico / agenda de atividades nas redes de relacionamentos.

d) Registros – desenvolvimento e acompanhamento das atividades com apoios fotográficos, de filmagens e gravação.

6.2 – Histórico de Colaboração: encontros semanais e presenciais com os professores articuladores e líderes dos departamentos. O preenchimento do diário de bordo e o status do projeto serão registrados pelos alunos, conforme modelo abaixo:

 

Semana Atividade de aprendizagem Integração da tecnologia O que deu certo O que precisa mudar Impacto sobre a aprendizagem do aluno Na próxima vez…

 

6.3 –  Atividades de Aprendizagem: Nos encontros semanais, a seleção de atividades tem como proposta refletir sobre situações problema e propor soluções para o caso, através de webquest, lição web ou apresentação de seminários. Todas as etapas do processo serão publicadas no portal, blog e ampliadas às redes sociais, como: facebook, twitter, live, orkut etc. A manutenção das publicações, bem como o gerenciamento das redes sociais, dos chats e fóruns é de responsabilidade da equipe do projeto. As atividades têm como proposta, a interatividade com os alunos, familiares e outras pessoas afins.

Ao final de cada atividade, os alunos e colaboradores do projeto realizarão a avaliação, através de parâmetros de aprendizagem.

 

 

7 – Avaliação:

Indicadores de Aprendizagem:

  1. 1.     Não atendeu suficientemente.
  2. 2.     Atendeu parcialmente.
  3. 3.     Atendeu integralmente.

 

Registros de Avaliação:

(      ) A abordagem dos temas em sala de aula viabilizou o desenvolvimento do trabalho.

(      ) Os recursos tecnológicos facilitaram a compreensão dos conteúdos abordados em matemática financeira.

(      ) A partir do trabalho realizado, foi conclusiva a relação entre a parte teórica e as situações apresentadas no cotidiano.

(      ) O trabalho colaborativo propiciou a resolução de situações problema de forma eficaz.

(      ) O Blog contribuiu com a socialização de idéias e conceitos sobre o tema central do Projeto Moeda e Cia.

(      ) A organização do grupo favoreceu às expectativas do resultado.

(      ) A perspectiva dessa atividade promoveu uma mudança de atitudes e na forma de repensar sobre os conceitos economia, investimento e empreendedorismo.

====================================================================

(      ) TOTAL

 

Parâmetros de Aprendizagem:

Mínimo –  de 06 a 10

Médio   –  de 11 a 14

Máximo – de 15 a 21

 

8 – Recursos:

  • Computadores
  • Quadro digital
  • Webcam
  • Microfone
  • Caixas de som
  • Máquina fotográfica e filmadora
  • Acesso à Internet com banda larga
  • Windows 95, Vista ou Seven
  • Programas do Office
  • Conferência: Skype e MSN

Deixe um comentário