Certa vez, numa das aulas de matemática, o professor lançava estratégias para ampliar o conhecimento sobre pequenas ações financeiras que seus alunos poderiam realizar, como: planejar a compra de uma roupa, um jogo eletrônico, uma festa e uma viagem. Daí surgiu a necessidade de planejar a retenção do dinheiro, a sua quantia e o tempo que levaria para aquisição de um bem. O resultado para quem acreditou na possibilidade veio com sucesso. Desde então, alunos e professores, engajados nesta proposta, viabilizaram o conhecimento financeiro, através dos recursos da tecnologia. Segue abaixo, a organização descritiva deste projeto:
1 – Título:
MOEDA & Cia.
2 – Objetivo Geral:
Propiciar o aprendizado de educação financeira, a partir de estratégias pedagógicas de colaboração e estabelecidas com os recursos da tecnologia.
3 – Objetivos Específicos:
3.1 – Ampliar os conhecimentos da matemática, sob o ponto de vista financeiro.
3.2 – Entender a diferença entre consumo e consumismo.
3.3 – Desenvolver ações pró-ativas de economia para garantia de um benefício futuro.
3.4 – Aprender estratégias de investimentos.
3.5 – Ter a visão de mercado financeiro e o seu mecanismo.
3.6 – Conhecer o potencial financeiro familiar e estabelecer planejamento econômico.
3.6 – Socializar as idéias e experiências positivas e negativas para trocar e enriquecer os conhecimentos.
3.7 – Formar opinião e orientação para o empreendedorismo.
4 – Clientela:
4.1 – Alunos: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos); Ensino Médio (1ª a 3ª séries) e Ensino Superior.
4.2 – Professores: Matemática, Gestão e Plano de Negócios, Empreendedorismo, Economia e outras áreas do conhecimento.
4.3 – Familiares e comunidade: responsáveis dos alunos, pais e comunidade.
5 – Metodologia:
A aprendizagem em parceria e de colaboração tem como estratégia principal desse projeto, propiciar a ampliação do conhecimento a respeito da educação financeira, através de instrumentos que viabilize a segurança, a organização e a qualidade de vida no futuro das pessoas.
6 – Desenvolvimento:
6.1 – Estrutura Organizacional: é formada por 4 (quatro) departamentos, com responsabilidades definidas pelo perfil de cada aluno.
a) Redação – preparação dos textos e revisão das artes visuais.
b) Produção – construção e manutenção do ambiente virtual (portais, blogs, chats, fórum e estrutura).
c) Comercial – divulgação e atualização do histórico / agenda de atividades nas redes de relacionamentos.
d) Registros – desenvolvimento e acompanhamento das atividades com apoios fotográficos, de filmagens e gravação.
6.2 – Histórico de Colaboração: encontros semanais e presenciais com os professores articuladores e líderes dos departamentos. O preenchimento do diário de bordo e o status do projeto serão registrados pelos alunos, conforme modelo abaixo:
Semana | Atividade de aprendizagem | Integração da tecnologia | O que deu certo | O que precisa mudar | Impacto sobre a aprendizagem do aluno | Na próxima vez… |
6.3 – Atividades de Aprendizagem: Nos encontros semanais, a seleção de atividades tem como proposta refletir sobre situações problema e propor soluções para o caso, através de webquest, lição web ou apresentação de seminários. Todas as etapas do processo serão publicadas no portal, blog e ampliadas às redes sociais, como: facebook, twitter, live, orkut etc. A manutenção das publicações, bem como o gerenciamento das redes sociais, dos chats e fóruns é de responsabilidade da equipe do projeto. As atividades têm como proposta, a interatividade com os alunos, familiares e outras pessoas afins.
Ao final de cada atividade, os alunos e colaboradores do projeto realizarão a avaliação, através de parâmetros de aprendizagem.
7 – Avaliação:
Indicadores de Aprendizagem:
- 1. Não atendeu suficientemente.
- 2. Atendeu parcialmente.
- 3. Atendeu integralmente.
Registros de Avaliação:
( ) A abordagem dos temas em sala de aula viabilizou o desenvolvimento do trabalho.
( ) Os recursos tecnológicos facilitaram a compreensão dos conteúdos abordados em matemática financeira.
( ) A partir do trabalho realizado, foi conclusiva a relação entre a parte teórica e as situações apresentadas no cotidiano.
( ) O trabalho colaborativo propiciou a resolução de situações problema de forma eficaz.
( ) O Blog contribuiu com a socialização de idéias e conceitos sobre o tema central do Projeto Moeda e Cia.
( ) A organização do grupo favoreceu às expectativas do resultado.
( ) A perspectiva dessa atividade promoveu uma mudança de atitudes e na forma de repensar sobre os conceitos economia, investimento e empreendedorismo.
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( ) TOTAL
Parâmetros de Aprendizagem:
Mínimo – de 06 a 10
Médio – de 11 a 14
Máximo – de 15 a 21
8 – Recursos:
- Computadores
- Quadro digital
- Webcam
- Microfone
- Caixas de som
- Máquina fotográfica e filmadora
- Acesso à Internet com banda larga
- Windows 95, Vista ou Seven
- Programas do Office
- Conferência: Skype e MSN